Por favor, note que este carro é intitulado pelo seu número de motor
Citroën’s B14 entered production in the third quarter of 1926, before its launch at the Paris Salon that October. Citroën offered several factory bodies, but for clients desiring more exclusivity, some catalogue-custom styles were made available from quality coachbuilders, including Manessius.
The B14 chassis number 174248 was shipped to Portugal and first registered on 22 September 1926 to Auto Viacar do Minho in Braga. On 15 May 1936, the car was acquired by an M. Costa da Silva of Largo Carvão in Figueira da Foz. Costa da Silva kept the car for thirty years, possibly until his death. On 10 May 1966, it was transferred by José da Silva, possibly his son, to Antonio Ferreira of Baiona. On 8 November 1985, it was registered to a new owner before entering into the Sáragga Collection.
This lovely B14 presents substantially complete and original. It is a rare opportunity to acquire a seldom-seen, special-bodied survivor.
A Citroën iniciou a produção do seu B14 no terceiro trimestre de 1926, antes do seu lançamento no Salão de Paris, em Outubro. O construtor oferecia vários tipos de carroçaria de série mas, para os clientes que aspiravam a maior exclusividade, havia a possibilidade de escolherem uma carroçaria feita especialmente por um conceituado “carrossier”. Um deles era Manessius, uma firma de dimensões consideráveis, em Levallois Perret e, como tal, capaz de produzir séries de carroçarias de qualidade em quantidade limitada.
O B14 com o número de chassis 174248 foi enviado para Portugal e registado a 22 de setembro de 1926, em nome de Auto Viacar do Minho, em Braga. A 15 de maio de 1936, foi adquirido por M. Costa da Silva, que morava no Largo do Carvão, na Figueira da Foz. Costa da Silva manteve o automóvel durante 30 anos, provavelmente até à sua morte. A 10 de maio de 1966, foi transferida a sua propriedade por José da Silva, provavelmente o seu filho, para António Ferreira de Baiona. A 8 de novembro de 1985, foi registado em nome de um novo proprietário, antes de passar a integrar a Coleção Sáragga.
Este encantador B14 apresenta-se bastante completo e original. É uma oportunidade rara de adquirir um sobrevivente com carroçaria especial e que hoje é cada vez mais raro de encontrar.